Segundo o pensamento do filósofo Francês Auguste Comte (considerado o pai da sociologia), Altruísmo é a tendência ou inclinação de natureza instintiva, que incita o Ser Humano à preocupação com o outro. Deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo. Refere-se na verdade a atitudes de Amor e ações desinteressadas que visam apenas o bem estar do próximo, a filantropia e a abnegação.     

 Nos dicionários a palavra Egoísmo vem da junção de ego + ismo. É o hábito ou atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento do ambiente ou das demais pessoas com quem se relaciona.

Agora, façamos uma reflexão, será que o fato de uma pessoa ganhar alguma coisa, implica necessariamente que outra pessoa tenha que perder algo ou se prejudicar de alguma maneira? Será que tem que ser assim?         

Observe e verá que você nunca ganha sozinho. Todas as suas conquistas não são só suas, elas estão repletas da colaboração de pessoas que você talvez nem conheça. O prazer do conforto, a realização dos seus desejos, a resolução de algum problema, o suprimento de uma necessidade, tudo isso e muito mais, não seria possível se você não pudesse contar com a colaboração de outras pessoas.                                   

 Altruísmo é uma palavra bonita, mas a ideia que ela representa, é muito mais. Não se trata de caridade ou alguma boa ação pontual. Como podemos ver no curta “Altruísmo X Egoísmo”, essa Virtude tem mais a ver com a nossa entrega desinteressada, para que o outro também possa ganhar, conquistar seus objetivos ou suprir suas necessidades. Não adianta ganhar sozinho. Se alguém perde, você também perde. Temos que tentar nos “educar”, nos habituar a estarmos sempre dispostos a fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar e respeitar o direito do outro.

 Enquanto estivermos agindo movidos pelo egoísmo, estaremos nos enganando sempre e cada vez mais, iludidos na crença de que não necessitamos da ajuda de ninguém. As únicas coisas que o egoísmo pode gerar, são a separatividade e a solidão. Ninguém quer ou até mesmo pode suportar por muito tempo, ter que se relacionar com alguém que só pensa em si mesmo.     

 Como sabemos, tudo que projetamos de nós mesmos para o Universo, voltará para nós nas mesmas proporções em algum momento. Apenas a certeza dessa Lei Universal, já seria motivo suficiente para pensarmos muitas e muitas vezes em como estamos agindo. Mas a intenção que deve nos mover à conquista dessa conscientização, não é a de colher os frutos das nossas supostas boas ações, na verdade, é assumir uma postura onde possamos participar de uma vitória verdadeiramente coletiva. 

 Superar o egoísmo é crescer, é se tornar uma pessoa mais justa e completa, humilde e sábia. Na verdadeira satisfação que só podemos ter participando de alguma maneira da realização pessoal de outrem, está o nosso verdadeiro crescimento.  Portanto, ser uma pessoa altruísta não é ser uma pessoa “boazinha”, na verdade se trata de conquistar a Sabedoria. É reconhecer que somos todos iguais. Mesmo que cada um de nós tenha fragilidades e necessidades particulares, os nossos direitos e deveres em um contexto coletivo são iguais.  

Não é preciso muito esforço para nos tornarmos uma pessoa verdadeiramente Altruísta.  O trabalho mesmo que dá é ser egoísta. Agindo assim você estará se iludindo com a sua ideia de auto suficiência, e irá perceber na primeira dificuldade, a falta que faz um amigo desinteressado dos seus lucros.                                                                           

 Escute, divida, colabore, ajude, seja amigo e lembre-se: Se você ganhar, todos ganham, se alguém perder, todos perdem, você também. Só poderemos crescer, conquistar e evoluir se estivermos pensando e agindo por todos, se estivermos juntos!

Assista do Curta:

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.