“A Menina e o Lutador”, do diretor Aviv Mano, é um curta de animação que pode nos ajudar a refletir sobre a nossa verdadeira força. Iremos nos apropriar ainda mais dela quando entendermos de onde vem e o que ela é.

Neste curta, podemos acompanhar a história de uma garotinha que, apesar do seu visual frágil e delicado, surpreende até mesmo o Lutador, um brinquedo que ela está tentando ganhar como prêmio em um jogo de fliperama. O boneco que, nesta história repleta de magia e encanto, tem vida própria, a princípio não admite ser conquistado por aquela menininha aparentemente tão fraca, até que ela o faz mudar de ideia quando o faz entender que, às vezes, as aparências enganam. 

Costumamos julgar a força através da aparência e isso não significa necessariamente um reflexo de preconceito em nós, afinal, é natural que músculos bem desenvolvidos estejam relacionados a isso. Em nosso caso, o próprio título do curta “A Menina e o Lutador” sugere que a garota, personagem da nossa história, pode ser uma pessoa fraca. Por esse motivo, para o Lutador, ela não seria digna de tê-lo como amigo já que era evidente o quanto ele era mais forte. Podemos ver ao longo do curta, entretanto, que tudo não passava de aparência. Logo, nos perguntamos: o que é ser forte, então?

Seja sincero: você já subestimou alguém, não é? Ou mais: talvez tenha feito isso baseando-se na aparência física. Bem, é provável que todos nós façamos isso o tempo inteiro sem sequer percebermos.

Sempre que vemos uma pessoa franzina, frágil, ou que, de alguma maneira, nos pareça delicada, associamos de imediato aquela imagem com algum tipo de fraqueza, ou pior, de incapacidade. Não nos damos conta, contudo, que a força física não é o único tipo que existe. Se considerarmos que a verdadeira força vem de dentro, do nosso interior, entenderemos que, justamente, sua última forma de manifestação será a física e talvez por isso mesmo, a mais fácil de dominar.

A força a que estamos nos referindo é aquela inata, a que todos despertamos quando acessamos nossa vontade, pois não há nada mais poderoso do que ela. Mesmo que pudéssemos ter a força física de mil homens, se não tivéssemos força de vontade equivalente, não teríamos como administrar tamanho poder.

“As aparências enganam”. Já ouvimos essa frase muitas vezes, mas provavelmente não temos consciência do que ela, de fato, pode querer dizer.

Para ilustrar essa suposta contradição, podemos citar exemplos conhecidos como os de Madre Teresa, Gandhi, Chico Xavier, entre tantos outros guerreiros que, aos nossos olhos, pareciam ser tão frágeis externamente, porém, movidos pelos seus propósitos, sua força interior, conseguiram ser poderosos o suficiente para fazer a diferença através da conquista de seus ideais e do cumprimento de suas missões.

Às vezes, nós não temos o devido conhecimento das nossas próprias potencialidades, ou, pelo menos, até que a nossa única alternativa seja, simplesmente, sermos fortes.

Você já deve ter se surpreendido com o que foi capaz de fazer em algum momento de adversidade quando decidiu que seria forte e, sem maiores explicações, conseguiu ser. Nesses momentos, o que pode ter ajudado a resolver suas questões foi o seu foco, sua capacidade de concentração, ou seja, sua força direcionada para aquilo que precisava naquela ocasião.

Em resumo, força não é um atributo que está relacionado somente com a sua resistência física ou com a carga de peso que você, porventura, consiga erguer. Nem mesmo sua aparência tem a ver com isso. A força pode ser acessada através do foco, que por sua vez é alcançado pela concentração, e isso, no fim das contas, é sinônimo de resultados positivos. Seguir acreditando sem desistir, agir com dignidade mesmo diante das dificuldades, persistir mais e mais: tudo isso nos fortalece. Não perder de vista os nossos ideais é um dos maiores estimulantes para despertarmos os potenciais que nos tornam maiores e mais fortes.

Quer ser forte de verdade? Então não se apegue às aparências, elimine os julgamentos, concentre-se naquilo que você quer e precisa conquistar, e principalmente, no que você pode melhorar. 

Liberte-se das fraquezas que só pertencem à matéria e permita que se manifeste em você a invencível força do Ser Divino. Essa será a sua primeira vitória e depois disso você não vai mais perder nenhuma batalha, pode acreditar! 

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.