O medo faz parte da vida, o sentimos desde o momento que nascemos, até o momento que damos nosso último suspiro. Os valentões podem negar, mas todos temos nossos temores e não há porque ter vergonha de admitir. Agora, o que difere uns dos outros é a forma como lidamos com essas emoções. Alguns se sujeitam a essa pressão que o medo nos impõe, e mudam toda a sua forma de viver para evitar correr riscos, mesmo que isso resulte em uma vida que nunca será plena. Outros tentam ignorar os seus temores ao máximo, ao ponto de fingir que eles não existem. E por fim, há aqueles que reconhecem o poder que o medo tem, por isso não o desprezam, mas sempre buscam formas de superá-lo.

Isso nos ajuda a refletir sobre como é curioso o funcionamento da nossa mente. Por que há pessoas que sentem pavor de coisas simples, como borboletas, mas não têm o menor problema em ver cobras e aranhas, por exemplo? Se todos temos medos, por que só alguns tomam a iniciativa de enfrentá-los? A verdade é que não há uma resposta fechada para essas questões, elas variam de acordo com a vida e a criação de cada um. Pode ser que haja um trauma, pode ser que a pessoa tenha tido uma criação super protetora… enfim, poderíamos ficar listando várias razões e teorias por aqui, mas não é esta nossa intenção. Apesar disso, explicar tudo o que foi dito até agora é essencial para apresentar nossa dica de jogo de hoje.

Sem mais delongas, Figment é um jogo direto, ele diz ao player exatamente sobre o que se trata e, em momento algum, lhe permite esquecer. Usando de um design extremamente lúdico, aparentando ter sido baseado em ideias de uma criança, ainda assim, o game tem um objetivo profundo. Com uma linguagem mais séria e uma trilha sonora capaz de agradar todas idades (inclusive esse é um dos pontos fortes da obra), o jogo é sobre enfrentar fobias e pesadelos. A trama se passa na mente de uma pessoa, mas não sabemos ao certo de quem. O game começa com uma tela cinza, como se fosse o chão da rua, e ao som de uma família conversando, até que eles são interrompidos por um barulho de frenagem brusca, seguida de gritos de criança. Este é todo o Background que temos antes de iniciar nossa aventura.

Em seguida somos apresentados aos personagens Piper, um pássaro extremamente otimista e Dusty, o protagonista ranzinza. Não demora para que a intenção do jogo, que na verdade parece uma aula de psicologia, comece a ser revelada e a trama comece a se desenrolar. Alguns elementos parecem ser exageradamente infantis, mas acredite, tudo isso tem sua importância para o jogo e para a mensagem que ele tenta nos passar. Em Figment, nós fazemos uma viagem pelas nossas lembranças, medos e pesadelos, e aprendemos que para enfrentarmos nossos temores, muitas vezes nós precisamos deixar de lado o conformismo, as lembranças do passado e recuperar a verdadeira Coragem. Mas como fazer isso? Bom, deixaremos que você descubra jogando. Enquanto isso, aqui vai uma prévia, os primeiros 14 minutos do jogo.

Você pode comprar e baixar o game para seu PC com Windows, Linux ou OS X na Steam Store Clicando aqui! E a partir de 28 de junho de 2018, estará disponível também para Nintendo Switch.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.