Você já refletiu sobre o poder da imaginação? Como você avalia se está imaginando ou fantasiando sobre determinada situação? Acabamos confundindo os dois conceitos, e assim, tendemos a “viajar” muito mais do que imaginar de verdade. Com uma ideia divertida e criativa, o jogo “Scribblenauts Unlimited” nos mostra o que é a imaginação para o Homem, pois o personagem principal faz uso de um caderno que dá vida a tudo que ele desenha, para solucionar os problemas a sua volta!

Existe uma figura brasileira que se tornou uma referência do verdadeiro uso da imaginação: o velejador Amyr Klink. Para Amyr, a imaginação cumpriu com o papel crucial dentro de seus planejamentos de viagens. Tudo o que era necessário de suprimentos, vestimentas e possíveis surpresas, foram imaginados previamente para que ele tivesse tudo sob controle em alto mar. Em uma de suas obras, Amyr comenta que para efetuar a travessia de 100 dias num barco a remo da costa da África à costa do Brasil, foi uma média de 2 anos de planejamento. Nesse caso, a imaginação foi como um exercício de visualização de um acontecimento, evento e casualidade, dirigidos propositalmente pela sua mente. Digo propositalmente, pois essa é a diferença para a fantasia, quando fantasiamos, nós não dirigimos nossos pensamentos, eles seguem divagando sem rumo, até o momento que retornamos à atenção para realidade.

E pode não parecer, mas muitos de nossos problemas diários seriam resolvidos com um pouco desse exercício mental. Como por exemplo, nossos problemas de convivência e tolerância. Temos muita dificuldade em entender o ponto de vista do outro, e aceitar opiniões diferentes das nossas. Uma forma de passar a entender o ponto de vista alheio, é imaginar-se no lugar do outro. Enxergar pelos olhos daquela pessoa da qual discordamos, como ela vê as coisas, como é a sua vida, como ela se sente, como foi seu dia… É uma prática muito útil, e que nos torna mais compreensivos e menos críticos.

Essa capacidade de visualização também está ligada à nossa criatividade. Conseguir criar as imagens corretas na mente, nos imaginar fazendo algo que ainda não foi feito, pensar em possíveis soluções… Não é nada simples! E, como tendemos a deixar de estimular a criatividade à medida que vamos crescendo, fica cada vez mais difícil fazer estes exercícios. Mas não podemos deixar que nossa vida adulta retire algo tão inspirador de nossas mentes! Faz bem para nossa saúde mental!

O jogo “Scribblenauts Unlimited” traz uma reflexão sobre o poder da imaginação e da criatividade. A ideia de um caderno, onde tudo que você anota ganha vida, não parece fantástico? Ao ver como funciona o jogo, queremos viver o que o personagem vive, de tão encantadora que nos soa a ideia! Esse caderno mágico representa, exatamente, a verdadeira imaginação do ser humano, pois nos aproxima do real, do que é possível, e ao imaginarmos, aquilo ganha vida! O que torna ainda mais curioso, é que, assim como em “Scribblenauts”, nosso personagem usa seu caderno mágico para ajudar aos outros. Da mesma forma, nossa imaginação nos dá esse poder de pensar não só em nós mesmos, como também nos outros, e em como encontrar as melhores soluções para os que estão à nossa volta!

Vale a pena conhecer “Scribblenauts Unlimited” só pela inspiração que ele nos traz. É impossível não ficar com um sorriso no rosto, enquanto vamos usando o caderninho mágico para ajudar os personagens do jogo a ficarem felizes. Não será esse um resumo de como deveríamos conduzir a nossa vida?

Confira o trailer a seguir:

Agora você também pode se divertir com o Gameplay.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.