A arte da escrita é, principalmente, uma técnica de organizar harmonicamente as letras e outros signos gráficos para formar palavras, frases ou textos, segundo determinados padrões ou estilos de uma língua. Todos nós quando éramos pequenos passamos pela fase de aprender a escrever, porém, não bastava apenas aprender a escrever, era preciso escrever legível e bonito. E, para tal desenvolvimento, muitos de nós precisamos utilizar os inesquecíveis cadernos de caligrafia. O termo “caligrafia” tem ligação direta com duas palavras gregas: “kallos” e “grafos” que significam beleza e escrita. O termo pode ser entendido como a Arte ou a Beleza da escrita. Assim, entendemos que não adianta só compreender os signos, formar as palavras e transcrevê-las, mas também é importante que nesse processo predominem as qualidades da elegância e da uniformidade, para que possamos falar da Arte da Caligrafia.

Desde a antiguidade a caligrafia é considerada uma das mais nobres Artes. Os indivíduos, na busca por se eternizarem, encontraram na escrita uma forma de cristalizar e valorizar as ideias através da produção de textos, cujo conteúdo de cunho intelectual ou sentimental iam revelando as experiências dentro do seu tempo e espaço. Para os árabes, por exemplo, foi através da escrita que se pôde ter acesso à Verdade revelada por meio do Alcorão. Segundo ainda o historiador mulçumano, Ibn Khaldun, a escrita nos traz uma condição humana e é essa habilidade que vai nos diferenciar dos animais. O próprio poeta Homero afirmou a relevância da escrita pela sua capacidade de expressão dos sentidos através do uso do intelecto. Platão, por sua vez, acreditava que era através da caligrafia que a nossa alma se regozijava e se percebia. De maneira geral, essas concepções trazem consigo a alta relevância da Arte da escrita na Vida Humana.

Assim, poderíamos citar várias funções importantes da caligrafia para a nossa vida, mas existe uma que é extremamente vital para todos nós: registrar os fatos que nos acontecem. Essa habilidade é super importante para a transmissão dos conhecimentos de geração para geração. Afinal, sem essa capacidade de organizar, ordenar e registrar os fatos seria muito difícil desenvolvermos os conhecimentos ao longo do tempo e do espaço. É por meio dessa Arte que podemos não só dar continuidade, mas garantir a nossa evolução e desenvolvimento enquanto Humanos, transmitindo grandes ideias.

Para ratificar o que acima foi dito, podemos citar os grandes inventos científicos, culturais e sociais, sem esquecer da importância dos grandes mitos e épicos que contam as experiências humanas como o Mito de Platão, o Bhagavad Gita, Ramayana etc. Entretanto, como toda Arte, qualquer artista que tome por ofício a caligrafia precisa de muita prática e exercícios, além de conhecimentos profundos acerca das técnicas. Além disso, o artista ainda necessita de uma sensibilidade de Alma para não só traduzir a mensagem ou o pensamento, mas para encontrar um lugar justo para cada letra, palavra ou texto, tendo em vista que esses são alguns dos elementos importantes para passar a mensagem definida, com clareza e sem interrupções.

Por fim, a Beleza da escrita também revela um pouco da Alma do artista, uma vez que sempre escrevemos como falamos e, consequentemente, representamos todo o nosso sistema de crenças e valores. Por isso, prezar pela Beleza e Harmonia da escrita deve ser uma busca individual de cada um de nós, como um reflexo do que temos em nosso interior. Não basta apenas escrever, é preciso ter Harmonia e Beleza para traduzir e registrar através das letras e signos gráficos a mensagem e as ideias, com a alma de cada pensamento. Quando encontramos esses elementos em nós, poderemos, enfim, traduzir nossas emoções e sentimentos em belas palavras, desenhadas de maneira que o Belo esteja presente em cada traço e cor feita por nossas mãos, pincéis e lápis.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.