Considerado um Símbolo solar e mágico que representa o Poder, a Força, o Universo, o “Tridente” é um objeto que lembra um garfo contendo 3 pontas. Foi utilizado como uma arma pelos gladiadores na Antiguidade, porém foi substituído por lanças com apenas uma ponta. Na Mitologia este Símbolo ganha maior destaque.

Na Mitologia Celta e Nórdica, o “Tridente” é um Símbolo Sagrado usado por qualquer homem cujo objetivo era a união sexual com a Deusa Tríplice, sendo usado principalmente em rituais de fertilidade. Na Mitologia Hindu, o “Tridente” também é conhecido como “Trishula”, sendo o emblema do Deus Shiva. O “Trishula” representa a Força e a União, e é o objeto carregado por Shiva, o Deus da Destruição, que pode ainda simbolizar a Tríade: passado, presente e futuro. Da mesma maneira, outra Divindade Hindu é figurada com um “Tridente” nas mãos, o antigo Deus do Fogo “Agni” montado em seu carneiro.

Na Mitologia Africana, “Exu”, o Orixá Mensageiro da Comunicação e do Movimento, carrega um “Tridente” que simboliza o Poder, a Força e os Mistérios. Assim, as três pontas do “Tridente” buscam a Evolução Espiritual por meio da Sabedoria e do Equilíbrio. Nas Mitologias Romanas e Gregas, os Deuses das Águas Subterrâneas e Submarinas, “Netuno” (Romano) e “Poseidon” (Grego), carregam um “Tridente” ou um arpão de três pontas.

O Símbolo da Psicologia é o “Tridente” que também representa a 23ª letra do alfabeto grego, o “Psi”. Ele igualmente pode representar a Tríade das forças presente na Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud, sendo elas o id (inconsciente), ego (pré consciente) e o superego (consciente).

Curioso, não? Você sabia dos significados desse Símbolo? Conta para a gente nos comentários e marca um(a) amigo(a).

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.