Um hexagrama com dois triângulos, um para cima e outro para baixo, entrelaçados formam a Estrela de seis pontas, o Símbolo do “Selo de Salomão”.

O “Selo de Salomão” é assim chamado pelo fato do “Rei Salomão” ter um anel com esse desenho e por ele ser utilizado como forma de afastar os maus espíritos, simbolizando, assim, a Proteção Divina.

“Salomão” foi o terceiro Rei de Israel e a sua grande obra foi a edificação do Primeiro Templo de Jerusalém. Seu nome vem do hebraico “Shalom” (Paz). Ele era Filho da Rainha Consorte de Israel Betsabá e do Rei Davi, que governou durante quarenta anos as doze Tribos que formavam o Povo Hebreu e que se reuniram na região da Palestina.

Os fatos de sua vida estão narrados em Livros Bíblicos, como em I Reis e II Crônicas, no Antigo Testamento.

Com o tempo, o “Selo de Salomão” também foi utilizado como um Símbolo da Alquimia, da Astrologia, e depois também foi adotado como emblema de Fé no Cristianismo. O Símbolo também aparece na Maçonaria, tendo como significado “Deus, Criação e Perfeição”.

Outra curiosidade é que o “Selo de Salomão” surge, inicialmente, no Judaísmo como representação do Poder de Deus sobre todas as coisas. É por isso, portanto, que o Rei teria direito a acessar tanto Poder, já que mantinha essa suposta conexão direta com o Divino. Em tempos mais remotos, o “Selo de Salomão” aparecia nas Sinagogas na companhia da “Estrela da Davi”, mas passou a ser menos comum.

Embora bastante parecidos, a “Estrela de Davi” e o “Selo de Salomão” apresentam características distintas. Enquanto na “Estrela de Davi” os triângulos são sobrepostos, no “Selo de Salomão” os triângulos são entrelaçados.

A “Estrela de Davi”, por sua vez, simboliza a Proteção, a União do feminino e do masculino, a União dos opostos, bem como a Ligação entre o Céu e a Terra.

Fontes: “Dicionário de Símbolos”, “Símbolos”, “Segredos do Mundo”, “e-Biografia”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.