Ao contrário de outras Religiões, o Espiritismo não tem Símbolos associados. Apesar disso, o “Ramo da Videira”, “da Parreira” ou “da Cepa”, pode representar o Espiritismo. Isto porque este Símbolo foi reproduzido por Allan Kardec, o Criador da Doutrina Espírita, conforme orientação recebida por ele dos Espíritos que o tinham desenhado.

Assim, de acordo com a Obra, cada parte da Videira representa algo:

O Ramo representa o Corpo;

A Seiva representa o Espírito;

O Bago da Uva, o Cacho, representa a Alma.

Para os adeptos à Doutrina, elabora-se então a imagem da Vida através deste pequeno Ramo. O mesmo Ramo que o pombo branco, que também está associado ao Espiritismo, trouxe a Noé quando a sua Arca parou sobre um monte. O Ramo que significa Vida e Evolução, que significa uma Transcendência Natural através de nós mesmos enquanto Seres Humanos necessitados de Bondade, Amor e Fé.

Outro ponto interessante é observarmos o tipo de fruto escolhido pelos Espíritos para a representação da Obra Divina. A uva é a típica matéria-prima do vinho, a bebida sagrada em várias Mitologias. Porém, desconsiderando esse caráter Divino do fruto, podemos supor que a escolha da Espiritualidade tenha sido em função do valor histórico desta iguaria, uma vez que o seu cultivo data para mais de 6.000 a.C. e atravessa as mais tradicionais Civilizações, sendo cultivado hoje em toda a parte do planeta — portanto, um fruto global.

Os seguidores da Doutrina Espírita têm por hábito usar vestes brancas, o que pode também ser considerado um Símbolo Espírita. Neste sentido, o branco representa Iluminação e Espiritualidade. Mas esta não é a única cor associada ao Espiritismo, a cor violeta também, porque é através dela que se realiza o Mistério da Reencarnação.

Gostou de conhecer este Símbolo? Conta para a gente nos comentários e não esquece de marcar um(a) amigo(a).

Compartilhe este e outros conteúdos do nosso Perfil e acesse o Portal Feedobem.

Fontes: “Dicionário de Símbolos”, “We Mystic” e “Portal Luz Espírita”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.