Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos
O “Peixe” é um Símbolo muito forte para a Tradição Cristã. A palavra Grega para “Peixe”, ΙΧΘΥΣ (Ichthys), é um acrônimo (sigla) baseado nas letras iniciais da frase Grega “Iesous Christos Theou Yios Soter” que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, por isso passou a ser utilizada como sinal secreto pelos primeiros Cristãos com o objetivo de os proteger da perseguição, visto que eles se reuniam em segredo nas catacumbas marcadas com esse sinal. Além disso, o “Peixe” é mencionado diversas vezes nos Evangelhos e tem destaque no “Milagre da Multiplicação”, o qual Jesus multiplicou cinco pães e dois “Peixes” e isso foi capaz de alimentar uma multidão de cinco mil pessoas.

Entretanto, antes de ser utilizado no Cristianismo o Símbolo do “Peixe” era usado como um amuleto da Fertilidade e, ainda hoje é usado na América do Norte como um amuleto de Proteção.

Para os Chineses, por exemplo, o “Peixe” simboliza a Sorte. A Carpa é Símbolo de Resistência, Coragem e Perseverança. Na Arte e Literatura Chinesas, o salto de uma carpa representa elevação Espiritual.

Com a ascensão e o fortalecimento do Cristianismo nos últimos milênios, hoje em dia é possível encontrar o Símbolo do “Peixe” em carros, portas de casa e até mesmo em peças de vestuários, além é claro, de Templos Sagrados dedicados ao Cristo.

E Você, já viu este Símbolo por aí? Conta para a gente nos comentários e deixe a sua pergunta, opinião e também a sua curiosidade sobre ele.

Fonte: “Dicionário de Símbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.