Hoje vamos descobrir o significado de um dos seis Símbolos do Judaísmo: a “Mezuzah”.

O Judaísmo é uma Religião Abraâmica muito antiga e foi a primeira Doutrina Monoteísta do Oriente, ou seja, os Judeus baseiam as suas crenças na existência de apenas um Deus. Os principais Símbolos Judaicos são: a Menorá, a Estrela de Davi, o Chai, a Tora, o Shofar e a “Mezuzah”.

Para o nosso conhecimento, “Mezuzah”, em hebraico, significa “Umbral” – Portais.

A “Mezuzah” é um talismã que representa Proteção e também a Fé dos devotos Judeus. Esse Símbolo é usado no lado direito das portas das casas e são tocados antes das pessoas entrarem nas habitações. Dentro deste talismã há um pergaminho com um Texto Sagrado do Livro de Deuteronômio “6.4 a 9” e “11.13 a 21” – conhecidos como “Shemá” e “Vehaiá”. Trata-se de promessas e Leis instituídas por Deus.

Até hoje a “Mezuzah” é colocada nos Umbrais, isto é, Portais de todas as entradas de estabelecimentos, Templos e residências dos Judeus, a sete palmos de distância do chão, sempre apontada para a parte interna do local, a 45º, para que fique à altura dos olhos.

Conta a história que, ao longo da jornada de libertação do Povo Hebreu da escravidão do Egito, eles aderiram a simbologias para diferenciá-los dos outros povos como uma estratégia de preservação, permanecendo até hoje na Religião Judaica.

Gostou de saber mais sobre este Símbolo Judeu? Quer saber mais sobre os outros Símbolos? Responda nos comentários e salve este conteúdo para não perder esta informação.

Fonte: “Dicionário de Símbolos”, “Renascer” e “Rivkah”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.