Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos

A “Mão de Fátima” ou “Hamsá”, palavra de origem Árabe que literalmente significa “cinco”, em referência aos dedos da mão, é um Símbolo da Fé Judaica e Islâmica.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a “Mão de Fátima” não tem ligação direta com Nossa Senhora de Fátima, uma das versões da Virgem Maria cultuada pelo Catolicismo.

Fátima ou ”A Senhora das Mulheres do Mundo” era o nome de uma das Filhas do Profeta Maomé, a qual é venerada no Islamismo tal como a Virgem Maria entre os Católicos. Para os crentes do Islamismo, Fátima era uma Mulher Santificada que não tinha pecados, sendo assim um modelo para as Mulheres Muçulmanas encantadas por esse Símbolo de Proteção, Poder e Força.

O Símbolo da “Hamsá” é representado por uma mão geralmente simétrica com um centro, que pode variar, apresentando em algumas versões um Olho, um Peixe, uma Pomba, várias letras Hebraicas ou a Estrela de Davi. Não existe posição correta para a “Mão de Fátima”, que pode ser encontrada em duas formas: mão virada para cima fazendo referência à energia masculina e voltada para baixo à energia feminina. Cada dedo da mão está associado aos Cinco Pilares do Islamismo, que são: “Shahada”, a afirmação da Fé; “Salat”, as Orações diárias; “Zakat”, a Caridade; “Sawm”, o jejum durante o Ramadã e “Haji”, que é a Peregrinação à Meca.

O Símbolo também é comum no Judaísmo, mas para estes o amuleto serve especialmente como proteção contra o mau-olhado.

No geral, as tatuagens da “Hamsá” são utilizadas pelas pessoas que pretendem se proteger das energias negativas. Além disso, têm como função carregar um Poder Mágico tal como um Talismã.

E Você, já tinha visto esse Símbolo? O que acha dele? Comente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Fonte: “Dicionário de Símbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos recentes
Artigos mês
abril 2024
STQQSSD
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.