O “Lobo” enquanto Símbolo possui dois sentidos opostos. De um lado representa o Bem, e nesse contexto nele encontramos a Astúcia, bem como alguns traços Humanos que a esse animal são atribuídos, os quais incluem Inteligência e Compaixão. Do outro lado, o “Lobo” representa o mal, compreendendo nesse sentido a Crueldade, a Luxúria, bem como a Ambição.

O Símbolo desse animal esteve presente em algumas Mitologias, a exemplo da Romana com a história de Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, os quais foram amamentados por uma “Loba”. Assim, na Cultura Romana o “Lobo” representa os Cuidados Maternos.

Na Mitologia Grega, o “Lobo” era uma das formas que Zeus assumia e deste modo recebia Seres Humanos como sacrifício para acabar com a seca e tornar a terra novamente fértil. Assim, para os Gregos o “Lobo” está relacionado à Fecundidade.

Para o Cristianismo, o “Lobo” representa o Diabo, como um saqueador do rebanho.

O “Lobo” também é representado como uma “figura má” nos contos clássicos infantis, como o de “Chapeuzinho Vermelho” e o dos “Três Porquinhos”.

No Folclore, essa mesma caraterística de maldade também é assumida especialmente na lenda do ”Lobisomem” – homem que se transforma em “Lobo” em noite de Lua Cheia.

Apesar da imagem de ferocidade e de terror deste animal, o “Lobo” é um animal com um alto senso de Lealdade, Bravura e Força. Por isso, os que escolhem esse Símbolo para tatuar no corpo pretendem sobressair particularmente essas qualidades.

Ao longo da história, a Humanidade se redescobriu e consequentemente reinventou os seus Símbolos, ressignificando elementos e Seres da Natureza. O “Lobo” é um exemplo disso, talvez seja por este motivo que este animal está presente na Cultura de várias nações, sejam elas modernas ou não.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.