O nosso Símbolo de hoje vem diretamente do Sikhismo, uma Filosofia Religiosa originária da Índia. O “Ek Onkar” ou “Ik Onkar”  abre o livro sagrado desta Religião e significa “Deus é Uno”.

O Símbolo também representa a existência de somente um Deus, o qual é criador de tudo, que está além do Nascimento e da Morte, do Medo e do Ódio, e que é a Verdade Eterna.

Etimologicamente, “Ik” é traduzido como “Um”, “Onkar” é traduzido em Punjabi como “Deus”. Também é geralmente traduzido como “Tudo é um” ou “Um Criador”. Já “Onkar” é um cognato da palavra sânscrita “omkar”, que significa “Om Maker”, um epíteto ou sinônimo usado para Deus nas Tradições Hindus. No entanto, o “Ik” dentro da frase “Ik Onkar” foi designado para enfatizar a unidade monoteísta de Deus, significando uma rejeição de certas Tradições politeístas.

O Sikhismo foi fundado por Baba Nanak, que tinha por objetivo criar uma Religião que fosse a fusão entre o Islamismo e o Hinduísmo. O Livro Sagrado dos seguidores do Sikhismo é o “Adi Granth” e uma das ideias pregadas por esta Religião indica que existe um “Karma”, uma influência na vida atual de ações cometidas nas vidas anteriores. Desta forma, o Sikhismo indica que os Seres Humanos estão separados de Deus por serem egocêntricos.

O número de praticantes do Sikhismo chega a 23 milhões. Deste número, estima-se que 19 milhões vivam na Índia, a maior parte no estado do Panjabi. Apesar da totalidade estar em território Indiano, há comunidades Sikhs no Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Além disso, existem pequenos grupos em Singapura e na Malásia.

Gostou deste conteúdo! Curta, comente, compartilhe e salve para não perder.

Fontes: “Wikipedia”, “InfoEscola” e “Dicionário de Símbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.