Um Símbolo muito emblemático é o “​Oroboros”​, a famosa Serpente (ou Dragão) que devora a própria cauda formando um círculo e que simboliza o Ciclo da Vida, o Infinito, o Tempo. Muitas vezes este Símbolo Antigo está associado à Criação do Universo. “Oroboros” vem do termo grego “​ourá​” οὐρά (cauda) e “​boros​” βόρος (devorar ou engolir).

O “Oroboros” está presente em muitos textos antigos do Egito, da Grécia, da Índia, do Japão e é encontrado também na cultura Asteca em que o Deus-Serpente, conhecido como a “Serpente Emplumada ou Quetzalcoatl” surge mordendo a própria cauda. Encontra-se este Símbolo também em um texto funerário do Antigo Egito, no Túmulo do Faraó “​Tutancâmon”​. Para os Egípcios ele representa a união de Rá, Deus do Sol, com Osíris, Deus dos Mortos, significando os Ciclos da Vida.

“Oroboros” também é o Símbolo do Deus Romano “Janus”, Deus das Mudanças e Transições; dos Princípios chineses do “Yin e Yang” e na Mitologia Nórdica da serpente “Jörmungandr”. No Yoga o “Oroboros” representa a energia Kundalini, ou seja, o Poder Espiritual. No Gnosticismo simboliza a Alma do mundo bem como a Eternidade. Para os Maçons o “Oroboros” representa a Eternidade, Renovação, Amor e Sabedoria, e é encontrado decorando as fachadas dos seus Templos (Lojas Maçônicas), tal como o esquadro e o compasso.

No Budismo o “Oroboros” simboliza o olhar para si como forma de evoluir espiritualmente. Por sua vez, na Alquimia é usado como um norteador das Estações do Ano e dos Céus, a partir da representação da serpente que devora a própria cauda, simbolizando dessa forma a energia cíclica da vida, a unidade primordial, a totalidade do mundo.

Como podemos notar o “Oroboros” é um Símbolo presente em diversas Tradições que, apesar de suas particularidades, no geral representa a ideia de ciclicidade e ao mesmo tempo do infinito.

E Você, já conhecia este Símbolo? O que achou dele? Deixe seus comentários e marque os amigos.

Fonte: “Dicionário de Símbolos”, “Significados” e “Mulheres da Magia”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Comentários

  1. Elainelopes356@gmail.com

    Nossa incrível esse simbolo sua riqueza de significados é atemporal e se encaixa em várias religiões e traduz o infinito.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.