O “Candelabro” é frequentemente visto como um símbolo religioso ligado à Luz Espiritual, à Semente de Vida e de Salvação, além, claro, de ser um dos mais antigos símbolos da religião judaica.

Segundo os judeus, o “Candelabro”, ou Menorá, remete aos olhos de Deus que sondam toda a terra. Na interpretação cristã o castiçal de ouro aponta para Cristo e sua igreja que é a luz do mundo. Contudo, tratando-se de um objeto simbólico presente em várias culturas, entende-se que o “Candelabro” pode ser vários braços, enquanto a “Menorá” deve ser, especificamente, sete braços – que corresponderia aos sete planetas, aos sete céus. As sete luzes seriam também os olhos de Deus. Sete não seria um número à toa: ele era considerado como um número da perfeição.

Na Bíblia existem algumas referências relativas ao “Candelabro”. A primeira passagem está no livro de Êxodo 25:31-40, que aborda a instrução de Deus à Moisés para a produção do objeto. O segundo trecho encontra-se também em Êxodo 37:17-24, que atesta a execução da peça. Outro episódio que envolve o “Candelabro” encontra-se no livro de Zacarias. O profeta teve uma visão de um candelabro de ouro com sete lâmpadas e sete bicos para as lâmpadas. Havia um reservatório para o azeite na parte superior e duas oliveiras ao lado do “candelabro”. Ao perguntar o que significavam as lâmpadas, o Anjo disse a Zacarias: “Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra”.

Contudo, o “Candelabro” não é só visto como símbolo judaíco. Na cultura celta, o “candelabro de valor” é uma expressão que se usa para chamar um guerreiro corajoso. É uma espécie de metáfora construída a partir da noção do brilho do guerreiro.

E você, sabia dessas particularidades do “Candelabro”? Sim? Não? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe este post em suas redes sociais.

Fonte: Dicionário de Símbolos e Respostas.com.br

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.