A Engenharia é uma ciência abrangente com diversas ramificações sendo que, na maioria das vezes, o símbolo usado para representá-la é exclusivo para a Engenharia Civil, uma das mais populares dentre as várias áreas dessa ciência.

O símbolo da Engenharia é representado por uma engrenagem que rodeia a Deusa Minerva, que é a deusa romana da Sabedoria e da Aprendizagem. Minerva, ou a deusa Atena para a Mitologia Grega,  é filha de Júpiter, o qual, segundo a Mitologia, numa tentativa de impedir o nascimento da filha, engole sua esposa Métis, deusa da saúde. O que decorre do fato de o Oráculo ter proposto que se fosse uma menina a filha seria tão poderosa como o seu pai. Assim, Júpiter promove um jogo divino em que os jogadores devem se transformar em um animal, de modo que, aproveitando o fato de Métis ter se transformado em uma mosca, Júpiter a engole.

Anos mais tarde, o deus Júpiter pediu que lhe abrissem a cabeça com a intenção de que conseguissem eliminar a dor insuportável que o atormentava. Da sua cabeça saiu a multifacetada Minerva que, além de sábia é uma grande guerreira e é retratada com um capacete, um escudo e/ou uma lança.

Possivelmente por ser detentora de tantas habilidades, os engenheiros encontraram nela o símbolo da Engenharia.

E você, já conhecia a história por trás desse símbolo?

Se você gostou, não deixe de marcar os(as) seus(uas) amigos(as) engenheiros(as) e, claro, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Fonte: “Blog Poésie” e “Dicionário dos Símbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.