A “Cruz Celta”, ou “Cruz Céltica”, é um Símbolo que representa o povo Celta, e o seu uso é mais remoto do que a Cruz Cristã como Símbolo do Cristianismo. Há representações da imagem datadas de 5 mil a.C. A “Cruz Celta” é também uma manifestação artística da Cultura Celta, principalmente da Irlanda e da Grã-Bretanha, a partir do século VII.

De acordo com alguns estudiosos, o Símbolo da “Cruz Celta” é usado para descrever o Equilíbrio entre a Vida e a Eternidade, com a junção dos quatro Elementos Essenciais: Água, Terra, Fogo e Ar. 

Hoje, a “Cruz Celta” também é um dos Símbolos do Presbiterianismo e das Igrejas Batista e Anglicana reformadas, e representa o Nascimento, a Morte e a Ressurreição de Cristo. O círculo, que na Simbologia pagã representava o Sol, agora representa a Circularidade da Vida, a Renovação Eterna.

Ao usarem a “Cruz Celta”, as Igrejas afirmam as suas Doutrinas e Identidades, revelando a sua Herança Protestante. Nessa perspectiva, a “Cruz Celta” representa a Vida Eterna no Reino de Deus.

Para os neopagãos, a “Cruz Celta” mantém a sua Simbologia Ancestral, sendo usada como amuleto de proteção e também como um talismã para ajudar a ultrapassar obstáculos. É também um Símbolo de Fertilidade e de Prosperidade.

Você já viu este Símbolo em algum lugar? Se sim, conta para a gente nos comentários e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Fonte: “Dicionário de Símbolos” e “Símbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.