“Aya” é um Símbolo Africano que representa Superação, Força, Perseverança e Resistência. Ele faz parte de um conjunto de Símbolos conhecidos como “Adinkra” e também está relacionado a Independência e Coragem. Os 48 símbolos “Adinkra” fazem parte da Cultura “Akan” que prevalece em países como Costa do Marfim, Togo e Gana. As formas da imagem foram desenhadas com o objetivo de lembrar uma “samambaia”, uma planta muito antiga que tem a capacidade de florescer nos solos mais adversos e áridos, e que possui uma grande capacidade de se adaptar a condições desfavoráveis.

O termo “Aya” é traduzido livremente como “Não tenho medo de você” ou “Sou, independente de você”. O Símbolo de “Aya” também transmite a ideia de alguém que passou por desafios e no final venceu cada dificuldade. Outra curiosidade interessante é que os Símbolos do “Adinkra” representam um sistema de Valores Humanos, tais como Família, Integridade, Tolerância, Harmonia, Determinação, entre outros. São Símbolos de origem ancestral transmitidos de geração em geração. Atualmente vemos os Símbolos “Adinkra”, como a “Aya”, estampados em tecidos, em estruturas arquitetônicas, em cerâmicas, em logotipos e em tatuagens.

Observar o quanto um Símbolo representa a Identidade de uma nação é também notar o quanto de respeito temos pela nossa história. Resgatar Valores e costumes que promovam a Bondade também deve ser uma atitude nossa, diária e cultivável. Somente através do comprometimento, a exemplo das nações citadas acima, vamos compreender e preservar a nossa Cultura e principalmente os nossos Símbolos.

Gostou? Deixe seu comentário e marque um(a) amigo(a).

Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Segredos do Mundo”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.