Os “Anéis Olímpicos” simbolizam os continentes unidos em prol do esporte. Os cinco aros coloridos (azul, preto, vermelho, amarelo e verde) entrelaçados numa bandeira de fundo branco foram idealizados em 1914 pelo francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão Pierre de Coubertin, o fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI). Através dos “Anéis Olímpicos” o Barão de Coubertin quis representar os valores do universalismo e humanismo presentes no esporte, além de salientar a importância de respeitar as diferenças existentes entre as nações. Vale lembrar que no começo do Século XX vários países viviam regimes totalitários e com ideais nacionalistas, gerando um constante clima de rivalidade e instabilidade entre as nações.

Assim, os “Anéis Olímpicos” foram utilizados pela primeira vez em 1920, na sétima edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna que teve lugar na Antuérpia. Em 1916 as Olimpíadas haviam sido interrompidas em detrimento da Primeira Guerra Mundial.

Cada Anel colorido representa um continente específico, sendo que as cores foram escolhidas com base na cor predominante nas bandeiras dos países que compõem determinado continente. Sendo assim, o Anel na cor azul representa a Europa, o Anel na cor preta representa a África, o Anel na cor vermelha representa a América, o Anel na cor amarela representa a Ásia e o Anel na cor verde representa a Oceania.

Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, a bandeira com o Símbolo das Olimpíadas é hasteada em um mastro durante a cerimônia de abertura da competição. A bandeira permanece presente durante todo o evento, assim como os outros Símbolos Olímpicos, somente sendo recolhida ao final dos Jogos quando é entregue ao prefeito da cidade-sede, para que depois seja utilizada novamente na próxima edição das Olimpíadas.

As Olimpíadas acontecem apenas de quatro em quatro anos. Em razão da pandemia as Olimpíadas de Tóquio, que deveriam ser realizadas em 2020, acontecerão excepcionalmente este ano, começando a partir de amanhã.

Fonte: “Símbolos” e “Dicionário de Símbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.