Curta “A Noite Mágica de Gaspar”: Torne Sua Vida Tão Especial Quanto o Natal

Muitos vêem o Natal como a noite mais mágica do ano. As luzes, a ceia, os presentes, a alegria no rosto dos familiares… Passamos dias organizando esta noite para que ela fique o mais mágica possível. Queremos celebrar e tornar essa data memorável para as crianças, e isso é realmente um momento especial. Entretanto, já parou para pensar em todas as pessoas que nessa noite mágica estão trabalhando?

Um grande número de profissões é exercida 24 horas. Estamos falando de policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros e tantos outros ofícios que precisam estar sempre de prontidão. Desse modo, ao mesmo tempo em que todos estão celebrando datas especiais, há também aqueles que sacrificam o seu tempo com a família e amigos para servir ao todo.

c5cb3e 6a638c12d2f84c3fa88f55fcad7f288b mv2

O curta-metragem “A noite mágica de Gaspar” é uma grande homenagem a todos que vivem esse dilema. A pequena história nos apresenta Gaspar Alegria, um bombeiro que descobre que não passará a noite de natal com sua família, pois está escalado para ficar de plantão. Gaspar chega em casa triste, pois seus filhos já faziam planos para uma das noite mais esperadas do ano. Entretanto, graças a sua esposa, Gaspar consegue viver uma noite incrível, relembrando assim os valores de unidade e fraternidade presentes no Natal.

Devemos transformar pequenos infortúnios em oportunidades

Gaspar consegue transformar sua noite vivendo o espírito natalino, mesmo que sozinho em seu quartel, ao enfeitar o carro de bombeiros e decidir viver o Natal sem descumprir seu serviço, Gaspar nos ensinou uma lição fundamental: aprender a transformar infortúnios em obstáculos.

Normalmente o que teríamos feito em seu lugar? Reclamado da vida, do chefe que nos escalou e retirou todo o sentido de união que envolve o Natal em troca de um aborrecimento. Ao mesmo tempo, ao saber de suas responsabilidades, Gaspar conseguiu unir os dois ambientes e isso é o que deveríamos buscar. Se não vivemos apenas momentos bons, é preciso que, ao passar por alguma dificuldade, sejamos capazes de tirar valiosas lições e contornar tais situações.

É evidente que não precisamos esperar o Natal chegar para viver essa ideia. Será que não conseguiríamos tornar nossos dias um pouco mais mágicos e fazer com que esse espírito natalino durasse um pouco mais? Afinal, tudo que implica no espírito natalino é nobre e digno de se viver o ano inteiro. Considerando esse aspecto, é fundamental pensarmos que, independente da época do ano, se faz necessário ser capaz de contornar obstáculos e viver essa união tão celebrada na época do Natal.

c5cb3e 5af4545e7e6d4de7935ab76167e7a736 mv2

Tal qual Gaspar, a noite mágica depende muito mais de fatores internos do que externos. Não é o lugar ou a data que define como devemos nos portar ou o que devemos sentir, mas a intenção, a Boa Vontade de tornar o momento especial e diferente. Sim, a data do Natal é especial, e não mudaremos ela, mas saiba que, independente do que vai acontecer, seja celebrando com muitos ou com poucos, seja passando o dia no trabalho, seja acompanhando alguém no hospital, a magia está dentro de nós; e com pequenos gestos repletos de Boa Vontade e Intenção, podemos transformar aquela noite, e com isso também podemos transformar um ano, quiçá nossas Vidas.

Transformando a vida em momentos especiais

Ser capaz de transformar momentos banais em únicos não é simples. Sabemos que naturalmente tendemos à mecanicidade, a ligar o famoso “piloto automático” e vivermos de modo quase alienante. Entre uma tarefa e outra, não percebemos o mundo ao nosso redor e nem o tempo passar. Por vezes, para sairmos dessa inércia que a rotina nos coloca, a vida nos faz balançar e viver momentos mais tensos, que exigem maior cuidado e atenção, para que possamos mais uma vez retomar nossa consciência. 

Por isso, transformar a vida em momentos especiais é fundamental, pois se assim não o fizermos, nossa existência se limitará a um checklist eterno em que ora cumprimos nossas obrigações, ora as deixamos de lado. A vida é muito mais do que isso e não segue necessariamente uma lógica. Ela é, acima de tudo, uma verdadeira magia pela sua complexidade e imprevisibilidade, na qual o impossível acaba se tornando realidade.

A noite mágica de Gaspar não foi, afinal, mágica somente por ter colocado alguns enfeites em seu trabalho, mas sim pela parceria com sua família e filhos, pelo esforço de responder às obrigações sem ferir aqueles que amam. Eis a verdadeira magia que se esconde por trás de cada ação que fazemos. É essa capacidade de não ferir, de ter uma resposta consciente frente às adversidades que torna cada dia tão especial quando vivido de modo correto.

Por fim, nos cabe a magia de viver. Urge fazer com que essa verdadeira magia da vida faça surgir em nossas atividades mais comuns, pois sem elas acabamos mergulhados no mar da mediocridade, da vida vazia e limitada aos mais simples serviços. É preciso, tal qual um alquimista medieval, transmutar essas experiências sem sentido em uma verdadeira aventura digna de um livro de fantasia. Assim, a vida jamais perderá sua graça, e, mesmo nos dias mais difíceis, poderemos responder felizes que estamos aprendendo a sutil arte de viver.

c5cb3e cd8bc3366d744a39913222ae95a89eec mv2

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.