Não é de hoje que fica perceptível um “boom” de filmes sobre super-heróis nos cinemas. Aliás, não somente sobre super-heróis, mas também filmes de ação com algum protagonista, cujo comportamento se torna um modelo para o espectador. Existem inúmeros exemplos, desde os antigos filmes de faroeste e samurai, até as fantasias como Harry Potter e Star Wars.
Por que será que histórias como essas fazem tanto sucesso? Essa perspectiva cultural não é nova. O ser humano segue modelos heroicos há milênios, como visto nos antigos mitos egípcios, gregos, indianos, chineses e tantos outros. Esses personagens cheios de habilidades e virtudes, que precisam superar difíceis provas, servem como modelos ou melhor, arquétipos, para a população.
Diante de tantos problemas no mundo, ter um exemplo de valores e virtudes, é inspirador para muitas pessoas de todas as idades. O conceito do herói não é algo apenas focado no entretenimento, mas é tema de estudos de pesquisadores conceituados como Joseph Campbell, que possui a famosa obra “A Jornada do Herói”.
Apesar de parecerem arquétipos intocáveis, a figura do herói traz esperança e funciona como modelo para que nós, seres humanos, também possamos encontrar a Coragem, a Honra, a Perseverança e todos os poderes que existem no nosso interior. Afinal de contas, assim como os heróis, nós também precisamos enfrentar nossas provas diariamente e, assim como nos mitos, elas nos trazem a sabedoria que precisamos para nos tornarmos melhores.
Imaginem o mito das 12 Provas de Hércules. Na primeira delas, ele precisa vencer o Leão de Nemeia, uma fera que já havia devorado diversas vítimas e que possuía uma pele impenetrável. Sem dúvida alguma, é uma prova de enorme esforço. Mas após vencer o leão, Hércules passa a usar a pele do animal como proteção em todas as suas próximas batalhas. Da mesma forma, cada um de nós cresce e se torna mais forte a cada dificuldade superada em nosso dia a dia. Por exemplo, quando passamos por uma crise financeira, apesar de ser difícil, esse momento nos força a sermos mais disciplinados, organizados e conscientes com nossos gastos. Quando a crise passa, permanece conosco a virtude da Organização, que irá nos ajudar em várias outras atividades em nossa vida.
Atualizamos recentemente este conteúdo para fornecer as informações mais precisas e relevantes. Para acessar a versão mais recente desta publicação, clique no link abaixo: