Se percebermos bem na história, parece haver uma força da Vida que trabalha com um padrão. Uma ideia existe e muitos a captam, como se esta ideia estivesse procurando um canal correto para se expressar, uma pessoa com as condições propícias e as qualidades necessárias para torná-la concreta no mundo. Em muitos onde esta ideia chega, por falta destas condições necessárias, ela acaba se esvaindo sem gerar resultados duradouros. Mas, quando chega à pessoa certa, no lugar certo, esta ideia se plasma e gera acontecimentos que mudam a história de uma vida, de várias vidas, de uma nação, ou até da humanidade. O psicólogo Jung chama essas ideias que buscam um canal para se expressar, de “Arquétipos”. A filosofia clássica grega vai nos falar do “Mundo das Ideias”. Independente do nome que se dê, quando o Ser Humano capta uma ideia, tem a possibilidade de realizar grandes feitos e transformar a História.
No Brasil, temos um belo exemplo disso, no nosso processo de independência.
Claro que várias figuras sonharam, lutaram e até deram a vida pela autonomia politica do Brasil em relação a Portugal, mas quem a construiu de verdade foi uma figura que nem sempre é tão lembrada quanto deveria. Estamos falando de José Bonifácio de Andrada e Silva. No processo de Independência, antes de seguir o caminho do confronto, Bonifácio, inteligentemente, e com a paciência de um bom jardineiro, se tornou conselheiro de Dom Pedro I e plantou esta ideia no filho escolhido pela pátria Mãe, para governar nosso país.
Este foi um dos maiores estadistas que nosso país já teve. Ele estava preparado, e no lugar certo, para ser canal de uma ideia que passou por muitos antes dele, que não conseguiram concretizá-la, gerando mais destruição do que construção. Mas quando chega a José Bonifácio, a ideia da Independência do Brasil acha um meio adequado para ser eficaz e, tal qual faz um bom mestre, ele soube orientar seu “discípulo”, o príncipe herdeiro Dom Pedro I, a tomar as melhores decisões para o bem de toda a nação brasileira, no momento certo.
E você, é um bom canal para as ideias que lhe chegam? Selecionamos o vídeo a seguir, que conta um pouco da história deste grande homem, idealizador e mentor da Independência do Brasil, para te inspirar.