
O “Dragão”, criatura Mitológica criada a partir da fusão de uma serpente e de um pássaro, é um Símbolo das mais Antigas Culturas da Humanidade, além de estar presente na Arquitetura, Literatura e Arte Decorativa. A figura do “Dragão” traz como Simbolismo a Sabedoria Divina e a Força Indomável da Natureza com poder destruidor e transformador. Essas significações também são personificadas em elementos naturais como o Fogo, na Cultura Hindu, e a Água, na Mitologia Chinesa. Ambos reforçam a ideia de Transformação e Prosperidade, e de permitir o fim para que o novo possa nascer.
Acredita-se que o “Dragão” seja uma criação Chinesa que representa a Força e a Glória do Imperador, bem como o Sol. Na China, ele está associado à chuva uma vez que controlava a água, essencial para as colheitas. Diz a lenda que a maior cheia que o país enfrentou, correspondeu à perturbação de um “Dragão” pelos Homens.
Além disso, na China os “Dragões” são considerados Guardiões de tesouros, sejam eles materiais (como o ouro) ou Simbólicos (como o Conhecimento). No horóscopo Chinês, o “Dragão” é um Símbolo Yang e as pessoas nascidas sob este signo teriam a tendência de serem autoritárias, impetuosas e decididas, mas também seriam pessoas abençoadas com Vida Longa, Saúde, Riqueza e Felicidade.
Inicialmente a figura do “Dragão” estava associada às Divindades, às Águas Fertilizantes e ao Divino “Sopro da Vida”. Somente mais tarde, nas Tradições de Cavalaria Cristã, este animal que cospe fogo, com chifres, garras, asas e cauda, passou a ter um significado negativo, e matar um “Dragão” representava a eliminação das forças do mal no conflito entre a Luz e a escuridão. Um dos exemplos mais famosos da Tradição Cristã é a história de São Jorge, que luta com um “Dragão” em solo lunar.
E para Você, qual destas versões do Símbolo faz mais sentido?
Seja Membro do nosso Portal e tenha acesso a conteúdos de forma ilimitada.
Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Arte & Sintonia”.
Comentários