Atualmente, estamos cercados de elementos de diversas mitologias. Apesar de não enxergarmos sua presença, ela nos rodeia em muitos aspectos da nossa cultura. Desde grandes produções cinematográficas, como filmes e séries de TV, até no nome que escolhemos para o nosso animal de estimação, as referências a deuses e heróis mitológicos estão presentes. Se observarmos com atenção perceberemos que uma das mitologias mais populares nos dias atuais é a Nórdica. Provavelmente você já escutou falar dos Vikings, seja pelas aulas de História ou através da série “Homônima”, e de sua religião politeísta, tendo Odin como o grande Deus. Hoje também temos livros e HQ’s que trazem como base as histórias e narrativas da mitologia Nórdica, que aproximam esses personagens míticos de nossa cultura pop. Entretanto, apesar de notarmos a presença desses elementos, pouco nos aprofundamos, de fato, na cultura Nórdica e em seu Panteão.
Dentre os inúmeros deuses existentes na Mitologia Nórdica, podemos afirmar que o mais conhecido por nós é Thor. Deus dos raios e trovões, Thor foi representado e explorado por diversos filmes e séries que assistimos. Começando então pelo que conhecemos, podemos falar algumas características de Thor: sempre impulsivo, ele sempre age antes de pensar ou considerar todos os detalhes. Quando tomado pela fúria, lança seus raios e trovões, sendo essa sua principal característica. Também o associamos a sua arma: o martelo Mjolnir, que só pode ser empunhado por um ser digno, como o Deus do Trovão, e, ao ser aremessado, sempre volta para a sua mão. O Mjolnir é tão poderoso que também é capaz de destruir montanhas quando projetado. As peculiaridades desta arma a tornam um elemento que cativa os leitores, sendo o principal símbolo associado a Thor. Na cultura Viking, os guerreiros carregavam amuletos com o símbolo do Mjolnir para receber proteção e força durante as batalhas.
Para além disso, Thor é filho de Odin, o mais poderoso dos deuses, com Fjörgyn, a deusa da Terra. Devido a sua genealogia, Thor tem atributos e funções próximas aos humanos: ele tem como um de seus deveres zelar e proteger a Humanidade. Esse aspecto é, atualmente, muito explorado nos filmes em que Thor aparece, sempre sendo amigo dos Seres Humanos e protegendo a Terra.
O Deus do Trovão também é dotado de grande força, sendo conhecido como o mais forte de todos os Deuses. Por outro lado, o que lhe sobra em força falta-lhe em inteligência. Em muitos mitos ele é facilmente provocado e perde o controle, causando destruição em seu movimento. Por causa dessa ação forte e desmedida, também foi associado à guerra.
Há muitos significados e ideias ligadas a Thor, começando pela força da natureza que está associada a ele, os trovões, raios e relâmpagos, percebemos que Thor age igualmente a um raio: precipita-se rapidamente e com força. Por essa característica, estava associado aos guerreiros e era tutelar destes, pois em momentos de guerra é preciso que a ação se faça presente, já que não há momento para dúvidas. Entretanto, podemos tomar essa ideia para nós mesmos, como um símbolo inspirador, naqueles momentos em que pensamos muito e não agimos. Podemos, aos poucos, começar a agir mais, sem pensar demasiadamente sobre o que deve ser feito e, por fim, não fazer nada. Pensemos que todos os dias travamos guerras internas, na qual o que devemos fazer é lutar contra o que gostamos ou não gostamos de fazer. Nesse sentido, lembremos sempre de Thor: como um raio, agir se libertando das dúvidas nebulosas da mente. E para ter uma referência se a ação foi boa ou não, devemos nos lembrar também que Thor é o protetor da Humanidade, ou seja, basta observar se a ação favoreceu ao todo ou somente à parte.
Os mitos nos revelam muito sobre nós mesmos, por isso, agora que você já conhece um pouco mais sobre o Deus do Trovão, lembre-se sempre que ele não é somente um personagem fantástico, mas sim uma força que também habita dentro de você. Então, sempre faça uso dela para sair da inércia e fazer algo pelo Bem de Todos. Somente assim, perceberá o que realmente os antigos Vikings estavam tentando contar com os seus Mitos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então confere o nosso Vídeo do YouTube que preparamos especialmente para Você.