O que é um pai? Muito mais do que um “título”, existem diferentes tipos de virtudes que envolvem a paternidade. Frente a isso, podemos refletir não apenas sobre os nossos pais “físicos”, mas toda e qualquer figura que consiga representar esse importante papel em nossa formação. Não por acaso, no segundo domingo do mês de agosto é dedicado aos pais, sendo um dia inteiro para homenageá-los.
Se pensarmos de modo mais amplo, veremos que “pai” também é um titulo para grandes personalidades em suas áreas de atuação. Existem, portanto, os pais da ciência, tais como Einstein e Newton; um pai da religião, como o Papa; o pai da luta contra o racismo, como Martin Luther King. Por conta dessas diversas formas de expressar o amor paterno, podemos viver essa ideia de várias maneiras diferentes.
Nos filmes, desenhos, mitos, na cultura de modo geral, vamos encontrar vários exemplos de como exercer a paternidade. Veja a lista de personagens que escolhemos abaixo e nos diga: com qual você mais se identifica? Qual destes personagens se parece mais com o seu pai?
Guido – O Otimista
Todos já assistiram o clássico “A Vida é Bela” e se sentiram emocionados com a atuação de Roberto Benigni no papel de Guido. Guido é um pai batalhador, marido amoroso e bem humorado, que coloca seu papel como pai acima de qualquer coisa. Magicamente ele reverte o duro cenário dos campos de concentração num espetáculo fantástico para que seu filho consiga sobreviver. Em meio a tanto horror, sem saber se sairiam vivos de lá, Guido mantém uma esperança inabalável que o alimenta a proteger seu filho e garantir que o mesmo saia sobrevivente ao final. Guido é o pai otimista, mais que otimista, esperançoso, que cria forças de onde não tem por algo que acredita.
Mufasa – O Sábio
Mufasa é o Rei Sábio, pai de Simba, em “O Rei Leão”. É aquele personagem que adquiriu sabedoria com os reis do passado e com anos de experiência. Sempre atento e disposto a ensinar, encontra a oportunidade certa para dar bons conselhos, de modo que seus ensinamentos se eternizam. E mesmo não estando mais presente, suas palavras permanecem úteis e vivas. É o pai conselheiro que sempre sabe exatamente o que dizer na hora certa, sempre tem algo a acrescentar.
Piccolo – O Exigente
O pai biológico de Gohan é o protagonista Goku, mas para os fãs da série “Dragon Ball”, uma coisa é definitiva: Piccolo é o verdadeiro pai de Gohan. Este personagem com cara assustadora, surgiu como o principal inimigo do protagonista, mas posteriormente eles se unem para enfrentar uma grande ameaça. E por ironia do destino, cabe a ele ter que treinar o pequeno Gohan, filho do seu antigo inimigo. Para a criança não foi nada fácil, pois Piccolo sempre foi muito exigente e o submetia a situações complicadíssimas. Porém, foi através deste relacionamento que surgiu entre os dois um verdadeiro amor de pai e filho que transformou a ambos: Gohan se tornou um dos maiores guerreiros e Piccolo amoleceu seu coração sombrio e sacrificou a própria vida para salvar o seu discípulo. Essa é uma figura clássica: o pai super exigente, com cara de bravo, mas que no fundo todos sabem que ele tem um grande coração e faz tudo por amor aos filhos.
Julius – O Trabalhador
E o pai trabalhador? Aquele que nunca tem tanto tempo para passar muitos momentos junto a seus filhos, pois está sempre trabalhando, mas nem por isso deixa de ensinar a seus filhos, pois a sua ausência e o seu exemplo de responsabilidade também ensinam. É como Julius, o pai do protagonista no seriado de comédia americano, “Todo Mundo Odeia o Chris”, baseado na vida do comediante Chris Rock. Com dois empregos para sustentar a família, quase não sobrava tempo para ficar em casa, mas a lembrança de um pai trabalhador, com responsabilidade, que nunca tinha preguiça e demonstrava o amor ao trabalho, sempre inspirou a todos os seus filhos.
Chris Gardner – O Perseverante
Normalmente, o que mais nos marca na vida não são os momentos de felicidade, mas os que nos ensinam algo. Às vezes, a pessoa teve uma infância sofrida, sem muita alegria, mas teve um pai que ensinou uma lição que ela leva para a vida toda. Quantas pessoas podemos lembrar que nos ensinaram, com o próprio exemplo de vida, que nada é impossível? Que com força e perseverança se vai longe? E que nunca devemos desistir dos nossos sonhos? O personagem de Will Smith em “À Procura da Felicidade”, baseado na história real de Chris Gardner, representa esse papel. É o pai inspirador, perseverante, que apesar das inúmeras dificuldades, nunca abriu mão de seu sonho.
Ned Stark – O Grande Líder
Ele é conhecido por seu senso de justiça e lealdade aos seus amigos. Por ser um grande líder, encara tudo com seriedade, e isso faz com que muitos entendam a sua personalidade reservada como um sinal de frieza e desdém. No entanto, dentro do ambiente familiar, todos o consideram bondoso e justo nas suas decisões. Nas crônicas de “Game Of Thrones”, Ned Stark é um típico pai duro, pois tem que enfrentar grandes batalhas para proteger aqueles que ama, porém tem um coração generoso e sempre coloca a sua família e sua casa em primeiro lugar.
Marlin – O Protetor
Por ocasião da vida, por vezes cabe ao pai ocupar o papel duplo de pai e mãe ao mesmo tempo. Papel esse que exige ainda mais responsabilidade, e é claro, mais preocupação também. É isto o que vemos no personagem Marlin, o pai do peixinho perdido da animação “Procurando Nemo”. Por não ter com quem dividir a responsabilidade, o medo das coisas darem errado é maior, e por isso, acaba se tornando superprotetor. Muito comumente o filho não entende isso, mas para um pai, o sofrimento de um filho é a pior coisa que pode acontecer, por isso, às vezes ele expressa esse medo como uma superproteção. Quem não conhece um pai assim? Bondoso e amoroso, mas que às vezes peca pelo excesso de zelo?
Sr. Weasley – O Pai de Todos
Conhecemos a figura da Mãezona, que recebe todos debaixo de sua asa. Mas existe a figura do paizão também, aquele que protege a todos em sua volta, que toma conta de todos como se fossem seus próprios filhos, e que sempre dá jeito de abraçar mais um. Nas histórias da série “Harry Potter”, o bruxinho protagonista é órfão, mas é acolhido como um filho pelo Sr. Weasley. Ele já tem 7 filhos, e mesmo assim acolhe todos em sua casa, dá atenção a todos, ama a todos sem preferência. Um paizão com grande coração.
Jim Hopper – O Pai do Coração
Existem aquelas figuras que são parte fundamental na história de uma pessoa. Mesmo sem ser o pai biológico, acolhe e cuida com o mesmo amor e, se não fosse por ela, com certeza a vida do filho teria tomado um rumo completamente diferente. Na série “Stranger Things”, Jim Hopper, o policial da cidade, é essa figura para “Eleven”, uma menina com poderes paranormais e que era mantida como um experimento dentro de um laboratório, criada para ser uma arma. Após fugir do seu cativeiro, a garota é encontrada por Jim que a acolhe e a protege dentro de sua casa, e nessa relação ela aprende o valor dos sentimentos, e o mais importante de tudo, passa a se sentir como um ser humano, e não simplesmente um experimento.
Com qual destes personagens seu pai se parece. Diga para ele qual dessas virtudes é a mais marcante em sua personalidade, e como isso inspirou você a se tornar quem é hoje!