O Verdadeiro Significado da Simplicidade

O que é a simplicidade? Muitas vezes associamos a simplicidade com a falta de recursos, com uma vida limitada e com pouca expressão. Quando falamos, em geral, que uma pessoa vive uma vida “simples”, pensamos que sua existência não tem luxo ou conforto, que vive sossegada e sem muitos problemas a serem enfrentados. Mas será que isso é, de fato, simplicidade?

0038ba d2222b439e1e45bfa0d370f4fae15b5e mv2

Vamos fazer um pequeno exercício. Pode ser em uma folha de papel, bloco de notas do celular, tablet ou computador. Primeiro escreva todas as tarefas que você realizou no dia, uma por uma, desde o momento em que você acordou. Provavelmente, você escreveu palavras relacionadas a trabalho, hábitos alimentares, filhos, estudos etc.

Mas será que você se lembrou de anotar todos os pequenos desvios de planejamento que aparecem todos os dias? Como os momentos em que você parou para ver coisas no Instagram ou WhatsApp, o tempo que gastou fazendo comentários, ou mesmo pensando, sobre a vida e os problemas de outras pessoas, e as horas que gastou no Youtube assistindo vários vídeos para depois pensar “Só tem lixo na internet!”.

Pessoa sobrecarregada por tarefas e distrações.
Desvios de planejamento tornam a vida mais complicada.

Essas pequenas atitudes citadas tomam o nosso tempo aos poucos, e raramente nos ajudam a nos aproximar de nossos sonhos. Muito pelo contrário, geralmente só deixam a nossa vida mais complicada. Então, por que não mudar, e tornar a vida mais simples?

Como viver a simplicidade?

A simplicidade não está relacionada com a obtenção de recursos ou uma vida luxuosa, muito menos se expressa na limitação desses mesmos bens materiais. De maneira objetiva, ser simples é conseguir executar uma tarefa de maneira objetiva e pragmática, sem torná-la complicada. Assim, a simplicidade está relacionada com uma finalidade, seja ela qual for. Pensemos num exemplo banal, como o de começar a correr. O que precisamos para correr? Apenas nos colocar em movimento.

Esse é um modo de pensar simples e que nos ajuda a desenvolver tudo de que precisamos. Entretanto, o que acontece quando não conseguimos começar uma atividade física simples como esta? Muitas vezes, começamos a nos perder em nosso próprio planejamento. Pensamos: “Preciso de um tênis bom, um óculos, um relógio, uma assessoria de corrida, roupas próprias para a atividade física” e, assim, nos perdemos na complexidade do planejamento.

Pessoa correndo com simplicidade, sem acessórios
Simplicidade está em agir sem complicações desnecessárias.

A simplicidade, portanto, ocorre quando conseguimos vencer todos os obstáculos mentais, físicos e emocionais que surgem entre nós e nosso objetivo. Uma pessoa simples é, em última instância, alguém que enxerga seus objetivos com clareza e os persegue. Mas como podemos fazer isso?

O primeiro passo é saber aonde queremos chegar. Quais são os nossos objetivos? O que pretendemos alcançar? Há quem coloque todos os seus interesses na busca por bens materiais, recursos e tudo que o dinheiro possa comprar. Assim, a busca por uma vida de luxos e conforto pode ser perseguida com simplicidade ou complexidade. Na primeira possibilidade, você deve traçar metas práticas e guiar sua vida nessa direção. Na outra, é comum nos enrolarmos com o planejamento e as fantasias, sem conseguir sair do canto. 

Escada com grandes obstáculos, como pedras e correntes, representando desafios.
Obstáculos nos degraus representam os desafios a serem superados para alcançar a simplicidade.

Simplificar a vida é nada mais do que torná-la objetiva. Assim, podemos fazer com tudo, desde uma forma de vida material, como a citada acima, até a busca por um ideal de vida espiritual, voltada ao que não é necessariamente tangível. Como viver uma vida espiritual de maneira simples? 

A resposta segue o mesmo padrão: se queremos ser bondosos, devemos agir sempre em direção ao bem, sem desculpas, sem “mas” ou ponderações. Deve-se ser simplesmente bondoso e fazer da sua vida um grande ato de bondade. Ajudar a todos, sem observar seu status, condição ou qualquer característica que nos afaste ou evite ajudar o próximo. Difícil, não é? Por isso, fala-se que uma das tarefas mais difíceis da vida é cultivar uma vida simples.

Em busca de uma Vida simples

Uma “Vida simples” não tem nada a ver com abdicar de bens materiais e viver como o personagem Alex Supertramp, no filme “Na Natureza Selvagem”. Embora, se essa for sua escolha, não há nenhum problema! O importante é que seja A SUA escolha e O SEU propósito de vida. Um estilo de vida pode ser simples para uma pessoa, porém muito difícil e complicado para outra.

Pessoa meditando em um ambiente tranquilo, simbolizando simplicidade e clareza espiritual.
A simplicidade é um exercício de autoconhecimento e clareza espiritual.

Logo, a “vida simples” não é um arquétipo de vida a ser seguido, mas está diretamente ligado ao nosso propósito de vida. Toda e qualquer vida pode ser simples, desde que seja vivida com consciência. Aprender sobre essa perspectiva é fundamental, pois muitas vezes já nos enganamos achando que ser simples é abandonar todo conforto em busca de um estilo de vida que, a rigor, não é compatível com todo mundo!

Quando vivemos um estilo de vida que não condiz com os nossos ideais, acabamos por nos entristecer, e a vida deixa de ser um caminhar leve pela existência e passa a ser uma tortura. Assim, cultivar a simplicidade é, em última instância, um exercício de autoconhecimento e disciplina, para viver a realidade que escolhemos viver, seja ela qual for. Como diz Krishna no livro de sabedoria “Bhagavad Gita”: “Todos chegam a ser aquilo que desejam ser”. Se queremos viver uma vida simples, devemos cultivar a simplicidade em todas as suas instâncias.

E para saber se estamos cultivando realmente a simplicidade, basta observar as escolhas que fazemos em nosso dia a dia. Faça sempre as seguintes perguntas: “Se eu fizer o que estou querendo fazer, minha vida vai simplificar ou complicar? O que quero fazer é necessário para viver do modo que eu desejo?” Só vamos saber se algo simplifica ou complica o nosso dia a dia, se tivermos um propósito claro e objetivo.

Por esse motivo, precisamos, antes de qualquer coisa, refletir e definir que destino queremos dar às nossas vidas. O que queremos conquistar e o que queremos nos tornar. A partir daí, dar mais valor àquelas atitudes que nos aproximam de nossos sonhos e abrir mão daquelas outras que só atrapalham, que podem estar relacionadas a bens materiais, mas, principalmente, se trata de mudança de hábitos, pensamentos e emoções. Esse é o caminho para conquistar uma vida simples.

Por fim, deixamos abaixo um podcast do nosso portal para os leitores aprofundarem um pouco mais sobre a simplicidade. Conquiste uma vida simples com a ajuda deste podcast e, também, com outros conteúdos do nosso Portal!

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.