Você já imaginou que videogames podem nos ajudar a lidarmos – e melhorarmos – a nossa realidade? É isso mesmo! Muitas vezes direcionamos o nosso olhar para produtos de entretenimento sem explorarmos as grandes possibilidades que eles podem alcançar.
É dentro dessa perspectiva que a designer de games Jane McGonigal trabalha: ela investigou o fascínio que tantas pessoas possuem por jogos e pesquisou academicamente o potencial de videogames para que possa ser usado como uma ferramenta que irá nos ajudar a sobreviver ao futuro. Quando tentam vencer um desafio no mundo virtual, os gamers se esforçam muito e despertam várias capacidades, como a perseverança e a concentração. A grande questão é: como canalizar esse potencial para resolver problemas do mundo real?
Um dos games criados por ela se chama SuperBetter, com uma perspectiva social e de autoajuda no qual o jogador precisa enfrentar os obstáculos que ele encontra em sua vida real como, por exemplo, o cigarro. Se você conseguir realizar a tarefa de deixar de fumar, você terá conquistado uma vitória e, assim, prosseguir enfrentando e vencendo outros “vilões”.
Com esta dinâmica, o jogo pode nos ajudar e nos encorajar a enfrentarmos obstáculos em nossas vidas.
Confira no vídeo abaixo (em inglês):
Neste outro vídeo, Jane fala sobre sua pesquisa e nos mostra uma nova visão sobre essa mídia eletrônica tão transformadora! Ela também possui alguns livros publicados e se tornou uma inspiração para vários profissionais desse mercado!