O filme, lançado em 2012, é uma adaptação de um musical da Broadway, em cartaz por muitos anos é inspirado na obra clássica do escritor francês Victor Hugo.
A história se passa no século XIX e conta a história de sonhos e sacrifícios, de um ex-prisioneiro, Jean Valjean, que busca recomeçar sua vida e se redimir, trata-se de um verdadeiro testemunho da sobrevivência e redenção do espírito humano.
A história se passa em plena Revolução de Julho do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar o filho da irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Cumprida a pena, Jean é posto em liberdade condicional com a obrigatoriedade de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer.
Como ex-presidiário Valjean sente-se discriminado por todos, contudo tenta recomeçar a sua vida e redimir-se do tortuoso passado. Considerando-se livre, Jean Valjean quebra a condicional resultando na fuga contínua pela perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).
Enquanto isso, do outro lado da França, Fantine (Anne Hathaway) enfrenta uma grande luta com sua filha Cosette. Ao viajar para o interior do país, a mãe deixa a menina com o casal Thénardier, que maltratam a criança, fazem-na de escrava e roubam seu dinheiro.
Enquanto isso, Fantine arranja emprego no interior, manda dinheiro para sua filha, mas o casal cobra cada vez mais. Um dia, um funcionário da fábrica descobre que a personagem de Hathaway tem uma filha ilegítima, e a expulsam do emprego em que trabalha. Por fatos ocorridos no passado, Jean Valjean conhece a doente Fantine e lhe faz a promessa de cuidar de sua filha.