Se vocês assistiram Star Wars e acham que a saga de filmes gira em torno da família Skywalker, estão enganados. Presente nos oito episódios até agora, e com certeza estará presente no episódio IX, “A Força” é a grande protagonista da série criada por George Lucas. Ela é responsável pela criação e equilíbrio do Universo, além de ser o motor de tudo, tanto das coisas boas quanto das ruins. No decorrer dos filmes, os Jedi e os Sith travam inúmeras batalhas, sempre o bem tentando vencer o mal.
Entre o os dois lados da guerra há um elemento extremamente importante, a “Força”. Ela está presente e une todas as coisas do Universo, aqueles que a controlam, desenvolvem vários poderes, como a capacidade de manipular objetos à distância e até mesmo a mente das pessoas. Neste vídeo do canal Nerdologia, vemos quais são as forças conhecidas pela ciência que podem explicar “A Força” do Universo Star Wars.
Além do aspecto científico, a reflexão sobre os Jedis, os Siths e o equilíbrio da Força nos lembram muitas referências sobre grandes ensinamentos. Praticamente todas as culturas da antiguidade falavam da importância da dualidade para a compreensão da Vida: Luz e Sombras, Céu e Terra, Cima e Baixo, Fogo e Água, Masculino e Feminino, etc. Nos diversos mitos que conhecemos, existem diferentes formas de representar os dois polos, mas é sempre a interação entre essas duas partes o que gera toda a manifestação do Universo, seja através de uma dança, como no mito de Shiva, o dançarino que equilibra a criação e a destruição; Seja através de um casamento, como no mito de Uranus e Gaia; Ou, até mesmo, através de uma guerra, como na batalha entre Hórus e Seth. Assim também acontece em tudo na nossa vida. Somente com dificuldades nos fortalecemos, só podemos aproveitar o calor, porque há o frio, só podemos entender o que é a luz, porque existem sombras. Um polo só existe por causa do outro. Mesmo na ficção, se não existisse um conflito entre os dois lados da Força, a obra de George Lucas não teria nenhum sentido para existir.
Em Star Wars, a principal missão dos protagonistas não é destruir o “lado negro da força”, mas sim restaurar o equilíbrio na Galáxia. Podemos trazer essa reflexão para a nossa vida. Quando enfrentamos algum problema, geralmente desejamos que ele simplesmente desapareça, esperando que tudo fique bem. Mas na verdade, isso não resolveria a situação. Precisamos entender que a Vida é um constante movimento entre as duas polaridades, e o que se espera de nós é que encontremos a harmonia nessa dualidade. Se temos uma dificuldade com o trânsito, por exemplo, não adianta esperar que o congestionamento desapareça, pois não depende de nós mudar essa realidade. A única coisa que podemos fazer é buscar uma forma de harmonia com a situação. Em outras palavras, melhor do que brigar todos os dias com o trânsito, seria mais inteligente planejar melhor os horários, ou mesmo buscar alternativas de transporte. Quando fazemos isso, percebemos que é através das dificuldades que despertamos capacidades que até então não possuíamos, e assim compreendemos melhor essa dualidade do Universo.
Agora que compreendemos melhor o que a Saga Star Wars pode nos ensinar, podemos buscar harmonizar as dualidade presentes na nosso dia a dia, e assim ter uma vida mais equilibrada.