A representação do “Alebrije” vai além de um simples Simbolismo. Segundo uma Lenda Mexicana, só Seres de outro mundo seriam capazes de espantar os mais terríveis pesadelos. Por isso, criaturas Míticas e às vezes assombrosas, que ganharam o nome de “Alebrijes de Oaxaca” no século 20, tomam forma nas mãos dos Artesãos Oaxaquenhos para cumprirem seu papel de Protetores de Sonhos e trazerem Sorte.
Os “Alebrijes” receberam este nome em 1936 por causa de Pedro Linares López. O Artista que vivia na Cidade do México sofreu de uma doença que o deixou à beira da morte. Muito doente, teve fortes alucinações que o fizeram imaginar estar em um bosque onde via Seres Surreais e esses o acompanhavam no caminho de volta à Consciência. No percurso escutava as criaturas gritando “Alebrijes!” “Alebrijes!”. O nome em si não tem significado algum, mas devido ao sonho suas obras em papel cartão representando esses Seres de outro mundo ganharam a exótica nomenclatura.
Mas a História do artesanato em madeira desses animais é longa. Eles começaram a ser esculpidos pelos Povos Zapotecas, mais ou menos no ano 200 d.C. na pitoresca cidade de Oaxaca, que acreditavam que a peça atraía sorte, além de usarem para fins religiosos e armadilhas de caça. As crianças também receberam presentes para brincarem, tradição que continua até hoje.
Atualmente é possível encontrar os “Alebrijes” em muitos lugares, principalmente no México. Este Símbolo foi inserido também no filme “Coco – A Vida é uma Festa”, produzido pela Disney. Outro, e um tanto polêmico, “Alebrije” foi colocado na praça das Nações Unidas, em Nova York.
E Você, sabia da existência dos “Alebrijes”? Responda nos comentários e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.
Fonte: “Catraca Livre”.